Os alunos aproveitaram para desfrutar o parque e conhecer dois importantes monumentos históricos da cidade: a Casa do Grito, contrução em taipa de pilão da segunda metade do século XIX, e o Monumento ao Centenário da Independência, de 1922.
Museu do Ipiranga - 21 de outubro
Os alunos aproveitaram para desfrutar o parque e conhecer dois importantes monumentos históricos da cidade: a Casa do Grito, contrução em taipa de pilão da segunda metade do século XIX, e o Monumento ao Centenário da Independência, de 1922.
Museu do Ipiranga - 21 de outubro
O MUSEU PAULISTA é um museu de História, vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963. Apresenta exposições relacionadas à formação das sociedades paulista e brasileira. Seu acervo é muito rico e diversificado, abrangendo coleções de objetos, pinturas e iconografia, e documentação impressa e manuscrita.
Museu do Ipiranga - 21 de outubro
O MUSEU PAULISTA mais conhecido como MUSEU DO IPIRANGA, é o mais antigo museu de São Paulo e foi inaugurado em 1895.
O edifício em que está instalado foi projetado por Tommaseo Gaudenzio Bezzi e construído, entre 1885 e 1890, para ser um Monumento à comemoração à proclamação da Independêncial.
Museu do Futebol - dia 21 de outubro
Instalado em uma área de 6.900 m2 no avesso das arquibancadas de um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Estádio do Pacaembu, localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo.
Museu do Futebol - dia 21 de outubro
O Museu do Futebol é um museu da história do Brasil. Uma história que tornou o futebol uma das mais reconhecidas manifestações culturais do país. O povo brasileiro se apropriou do futebol, apaixonadamente. No Museu, os alunos puderam conhecer a origem inglesa do futebol, um esporte de brancos e da elite que aos poucos ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, mestiço e parte importante da nossa cultura.
Museu do Futebol - dia 21 de outubro
No Estádio do Pacaembu os alunos além de apreciarem o gramado e o local das torcidas - arquibancada - puderam vivenciar um jogo de cegos, arquivos históricos do futebol brasileiro, ouvir os radialistas mais expressivos de nosso futebol além de narrações de jogos clássicos e emocionantes dos times brasileiros.
VIAGEM AOS MUSEUS
Alunos da E.M. Henrique Botelho selecionados através de participações em Atividades Extracurriculares promovidos nas Atividades Programadas deste ano letivo e pelo mérito de bom desempenho escolar foram contemplados com uma viagem à cidade de São Paulo com destino a dois Museus: o grandioso Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, e o Museu do Futebol, instalado no Pacaembu.
II ENCONTRO TEMÁTICO - UNDIME - SP
A experiência “Olimpíada Vídeo História”, do professor Lucelmo Lacerda, das escolas municipais Henrique Botelho e Topolândia, de São Sebastião, foi apresentada no 2º Encontro Temático do Programa Município que Educa, da Undime-SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a realizado na quinta e sexta-feira, 20 e 21, no município de Garça, interior do estado.
O trabalho sebastianense foi selecionado entre as 300 experiências inscritas no Estado. O professor Lucelmo Lacerda apresentou o trabalho no Encontro, acompanhado pela diretora da E.M. Henrique Botelho, Gilmara Lopes Costa e pela supervisora da Secretaria da Educação, Sílvia Gesser.
1º Fórum Municipal de Educação de São Sebastião
Evento reuniu mais de 400 educadores na manhã desta quinta no Teatro Municipal
Discutir o papel do educador na sociedade. Este foi um dos objetivos do 1º Fórum Municipal da Educação promovido pela Seduc (Secretaria de Educação), que reuniu mais de 400 educadores, na manhã desta quinta-feira 13, no Teatro Municipal de São Sebastião. O evento prossegue com palestras nesta sexta 14, pela manhã, em dois locais, no Teatro Municipal e no Tebar Praia Clube.
A secretária da pasta, Angela Couto, abriu o evento, afirmando ser o Fórum a realização de um sonho para o município. “A gente acredita no trabalho de cada um dos educadores. As políticas públicas têm que dar apoio, mas o profissional também tem que se dedicar”, frisou. Disse ainda que em São Sebastião o professor é valorizado, sendo uma realidade diferenciada no Estado.
O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), também reconheceu que o trabalho do educador é muito difícil hoje, pois lida com diferentes comportamentos de estudantes. “São Sebastião tem que fazer a diferença para que possamos ter cidadãos cada vez melhores”, finalizou.
Em seguida, houve a apresentação musical Trilhares – Palavra cantada, com o grupo de professores Glaucia, Amadeo e Luiza, cantando ao som do violão.
Palestras
O professor Hamilton Werneck, pedagogo e mestre em Educação, foi o primeiro a falar sobre o tema “Acredite em seu potencial”. Ele é autor de 26 livros e oito DVDs na área da Educação e, atualmente, é professor universitário na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.
Segundo Werneck, hoje, para conseguir manter o aluno em sala de aula, o educador tem que se atualizar e saber mais que a TV e a internet. “Não adianta ser um professor ‘abelha’ que apesar de ser bom, usa sempre as mesmas avaliações”, disse. Ele citou ainda algumas experiências de relacionamentos entre educadores. “Em todos os lugares existe os que trazem as soluções e os que trazem os problemas”, observou. Na sua opinião, o educador competente tem que saber lidar com situações complexas e, para isso, é necessário habilidade, linguagem adequada, conteúdo, criatividade e equilíbrio. “Vença o grande medo, a grande fera que está dentro de você”, finalizou.
“Educar por todos os cantos: por uma educação curiosa, prazerosa e aprendente”. Este foi o tema abordado pelo professor doutor Paulo Roberto Padilha. Mestre e doutor em Educação pela USP, Padilha hoje é diretor de desenvolvimento do Instituto Paulo Freire. Padilha lembrou os 90 anos de nascimento do educador Paulo Freire, um dos mais importantes educadores do século XX. Afirmou que educar por todos os cantos é um projeto que já existe em algumas cidades, onde livros são deixados em pontos de ônibus e outros são retirados pela população.
Segundo ele, a Seduc tem que criar espaços para a comunidade, ou seja, para o saber popular, completando “sem arrogância” na Educação. O professor Padilha apresentou várias canções, de autores conhecidos, em formas de paródia e com letras de sua autoria.
No final da palestra, ele deu o recado “é possível fazer diferente, respeitando as diferenças e reconhecendo as semelhanças”. Padilha ainda apresentou a poesia “Não sei”, de Cora Coralina e cantou a música “Eu sei que vou te amar”, de Vinícius de Morais e Tom Jobim.
No dia 14 de outubro, os professores participaram de duas palestras:
- Ser professor no Brasil hoje - Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto
- O professor do futuro - Prof. Dr. Gabriel Perissé
Homenagem aos professores!
Feliz Dia do Educador!
"Em cada canto do mundo, existem milhares de crianças e de jovens cujas vidas estão sendo tocadas por nós. Como educadores experimentamos as alegrias e as dificuldades em trabalhar com eles. Reconhecemos o bem que podemos fazer.
Acreditamos no seu futuro."
Educador, contamos com você!
Parabéns pelo seu dia!
EQUIPE E.M. HENRIQUE BOTELHO
Homenagem aos professores!
"Nenhum de nós é educador sozinho... aqui há unidade nas ações e no pensamento, nosso eterno trabalho é formar Seres Humanos completos e felizes. Aqui nos completamos, nos realizamos, tornamo-nos felizes e assim realizados."
Parabéns aos educadores da Escola! E aos co-educadores pelo trabalho realizado.
Agradecimentos aos funcionários: Ivete, Sandra, Izabel, Cristina, Rosinha, Vanessa, Gislene e Gabriel.
E às nossas pequenas pérolas o nosso muito obrigado pelo carinho: alunas do 6º ano. Vocês são as bailarinas mais doces que já conhecemos!
EQUIPE E.M. HENRIQUE BOTELHO
II Passeio Ciclístico
As brincadeiras foram muitas porém nossos esforços também estavam focados na entrega de panfletos informativos aos pedestres e ciclistas que passaram pela orla da Praia Deserta! "Educação para o Trânsito!" - projeto que visa tornar nosso trânsito mais seguro!
Abraços
Profª Gilmara Lopes Costa
EQUIPE E.M. HENRIQUE BOTELHO
II Passeio Ciclístico
Alegria, diversão, amizade, companheirismo, aprendizado, carinho e muita, muita harmonia!
Agradecemos a todos os presentes pela rica experiência que nos proporcionou nesta manhã do dia 8 de outubro. Alunos, vocês são nota 1.000!!!
Abraços
Profª Gilmara
EQUIPE E.M. HENRIQUE BOTELHO
II Passeio Ciclístico
Que dia maravilhoso!!!
Ouvi de um aluno: "Este foi o melhor dia de "escola" que já tive!!!"
Valeu!!!
S2
EQUIPE E.M. HENRIQUE BOTELHO