1902 Grupo Escolar de São SebastiãoAtual: EM Henrique Botelho |
1907-1908.
Esse grupo foi criado por decreto de 10 de dezembro de 1901 , e instalado em 7 de julho de 1902 . Esteve à frente de sua organização o professor Henrique Cupertino Botelho (que , segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo 1907-1908 , foi diretor desse Grupo) sob fiscalização do então Inspetor Escolar Lindolpho Francisco de Paula , que na ocasião organizava o vizinho Grupo de Vila–Bela (atual Ilha Bela) .
Foram matriculados inicialmente , 185 alunos , dos quais 100 eram meninos e 85 meninas . Em 1907 , foram matriculados 213 alunos , sendo 120 meninos e 93 meninas .
A escola foi instalada em edifício particular , alugado pela Câmara Municipal . Esse edifício de estilo neoclássico foi construído no século XIX .
Na construção do prédio , atrelada aos padrões coloniais, foram utilizadas três técnicas construtivas: pedra e cal , alvenaria de tijolos , e pau-a-pique . Além disso , o edifício original tinha com portas e janelas dando para a rua , cobertura com três caídas , parede de empena ou “oitão” , pé-direito alto e portas com bandeiras de vidro .
O prédio passou por grande re forma na década de 1950 , que o descaracterizou em grande parte . A cobertura foi totalmente alterada , a empena lateral demolida , todas as esquadrias originais , o piso (assoalho de madeira) e a forração, trocados .
Em 1994 , estando o prédio em mau estado de conservação , foi realizada uma re forma que recuperasse os elementos característicos da construção do século XIX ,com base em pesquisa de material iconográfico ,decapagem e prospecção arqueológica .
O edifício onde funcionou a primeira escola pública de São Sebastião , situado na Rua da Praia , no Centro Histórico , abriga atualmente a Setec – Secretaria de Turismo , Esportes e
Cultura , da Prefeitura Municipal de São Sebastião .
A escola foi municipalizada .
Fonte: Anuário do Ensino
do Estado de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, exponha sua opinião!